Sempre bate aquele pânico quando o seu bichinho de estimação fica doente, seja pelo fato dele estar doente ou pelo tratamento envolver medicação e você não saber qual a melhor maneira de medicar ele.
É melhor abrir a boca do cachorro ou dar comprimido amassado com pão? O que fazer para ele não cuspir? E se ele vomitar ou não engolir o remédio?
Calma! Nós separamos algumas dicas para te ajudar a cumprir essa missão do jeito mais tranquilo possível!
Mas, lembre-se de consultar um médico veterinário antes de medicar o seu animal de estimação! A Kuka Freska conta com médicos especializados e dedicados para cuidar do seu pet da melhor maneira!
Como dar comprimidos para o pet?
É praticamente inevitável não enganar o seu pet nessa situação, então não se culpe, já que o importante é garantir a saúde dele!
Existem algumas alternativas mais práticas e simples. A primeira pode parecer boba, mas pode funcionar: ofereça o comprimido, alguns podem achar que é um petisco e comer sem perceber.
Outra técnica é aproveitar a hora da refeição e oferecer o remédio junto da comida, assim, o cachorro pode acabar engolindo sem perceber.
Algumas opções são: misturar na ração, colocar no pote de ração sem que o animal perceba ou misturar no patê.
Fingir que o remédio é uma comida que caiu também é uma boa alternativa! Prepare algo com cheiro incrivelmente bom para atrair o cachorro e quando estiver comendo, finja que deixou a comida cair mas, na verdade, é o remédio.
Essa técnica costuma funcionar porque os pets ficam de prontidão esperando a comida cair e comem rapidamente sem cheirar ou ter certeza do que é.
Não é ideal oferecer alimentos altamente processados, como salsicha, pão ou manteiga, para os pets. Eles podem ser saborosos, mas contém muita gordura, sal e conservantes que não são recomendados para os animais.
Mas se o cachorro não tiver intolerância a esses alimentos e não permitir nenhuma outra alternativa, podem ser utilizados em pequenas quantidades e com cautela.
E quando o remédio é líquido?
Quando o medicamento é líquido, a tarefa pode ficar um pouco mais complicada. Mas, a maneira mais fácil é usando uma seringa e inseri-la o máximo possível pela lateral da boca, entre os dentes e a gengiva.
Tome cuidado para não machucar nem fazer o cachorro engasgar ou cuspir o remédio. Para isso, feche a boca dele e sopre o focinho, isso faz com que ele queira lamber o nariz.
Assim, ele faz o movimento de engolir a saliva, ajudando ele a engolir a medicação.
Agora que você já sabe as melhores maneiras de medicar o seu pet, saiba que quando precisar, o Centro Veterinário Kuka Freska conta com os melhores veterinários para cuidar do seu pet!