carrapato

Nós sempre queremos ver nossos animais de estimação saudáveis e se divertindo, certo? Por isso é importante conhecer algumas causas, sintomas e prevenção de algumas doenças.

Uma das doenças mais conhecidas é a Doença do Carrapato, que é uma condição infecciosa grave causada por parasitas que atacam o sangue, gerando diversos problemas ao organismo e podendo levar até à morte.

carrapato

Essa doença pode se apresentar de duas maneiras: 

– Erliquiose canina: é causada por uma bactéria e é transmitida pelo carrapato marrom, ela ataca e se multiplica nos glóbulos brancos, que constituem o sistema imunológico.

Ou seja, a picada do carrapato faz com que o organismo do animal seja induzido a eliminar suas células de defesa e impedir a renovação das células sanguíneas. Os sintomas se manifestam e progridem lentamente.

– Babesiose: é provocada por um protozoário que entra em contato com o sangue, se reproduz no interior dos glóbulos vermelhos destruindo eles.

Quando o animal é acometido pela Babesiose, ele começa a apresentar os sintomas da doença rapidamente.

Outras doenças que podem acometer os cachorros e são transmitidas por carrapatos são: Anaplasmose, Febre Maculosa, Doença de Lyme e Hepatozoonose Canina.

Quais os sintomas?

Após a mordida do carrapato contaminado, o parasita se instala no organismo do pet e atinge as células do sistema imunológico.

Entre os sintomas da doença estão: falta de apetite, febre, perda de peso, convulsões, problemas respiratórios, entre outros. 

Além disso, também podem ocorrer sangramentos nasal, na urina ou nas fezes. A severidade dos sintomas depende de fatores como raça, idade e alimentação do animal.

As consequências da doença também variam, mas a doença pode causar anemias severas, problemas de coagulação, distúrbios em alguns órgãos e até mesmo a morte.

Os carrapatos tendem a se proliferar com mais facilidade durante o verão, por isso é importante ficar sempre atento.

carrapato

Tem cura? Qual é o tratamento?

É importante reforçar que a Doença do Carrapato tem cura! Mas é importante realizar exames de sangue e testes sorológicos.

Não é possível recomendar remédios ou tratamentos sem a realização desses exames, que são essenciais para que o veterinário consiga identificar em qual fase está a doença.

Mas, é comum indicarem medicamentos como antibióticos e antiparasitários para a eliminação dos parasitas que ainda podem estar no organismo do animal.

Também pode ser indicada a suplementação com vitaminas para auxiliar o sistema imunológico.

O Centro Veterinário Kuka Freska conta com médicos veterinários especializados e totalmente dedicados a cuidar do seu pet da melhor maneira possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *