Conforme a idade vai chegando, nossos problemas de saúde relacionados às dores musculares e articulares tendem a aumentar, e acontece o mesmo com os nossos pets.
Quando necessário, nós realizamos sessões de fisioterapia para o tratamento e recuperação de lesões ortopédicas. A fisioterapia veterinária é uma especialidade relativamente nova, tem aproximadamente 20 anos.
Essa especialidade veterinária vem ganhando força, sendo muito eficaz em cães e gatos, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e redução de dores dos animais.
Por que é importante?
Durante os exames clínicos de rotina, podem ser identificados problemas ortopédicos ou neurológicos nos pets. Ao identificar esses problemas, o veterinário irá indicar a quantidade necessária de sessões de fisioterapia para o tratamento.
A fisioterapia veterinária pode trazer diversos benefícios para os nossos bichinhos, desde uma recuperação mais rápida após uma cirurgia até auxiliar animais que voltam a andar após algum trauma.
Também é utilizada em casos de danos neurológicos, para que o pet possa voltar a andar após danos de fraturas ou traumas na coluna ou hérnias de disco que comprometem a locomoção.
Apesar de ser muito indicado para os tratamentos citados acima, também é uma ótima opção para os pets obesos que precisam perder peso e também em caso de doenças endócrinas, já que melhoram o condicionamento físico e resistência cardiovascular.
É semelhante à fisioterapia humana?
Sim, os métodos e aparelhos utilizados na fisioterapia veterinária são semelhantes aos utilizados na fisioterapia humana. Mas há uma diferença: os animais não se expressam como nós humanos.
Um dos principais desafios na fisioterapia veterinária é fazer com que o pet se sinta confiante em fazer os movimentos necessários, pois eles tendem a evitar alguns movimentos por conta da dor ou desconforto gerados.
O fisioterapeuta tem a missão de transmitir a confiança necessária para que o bichinho consiga realizar os exercícios, suportando a dor e recuperando os movimentos.
Mas ele também deve respeitar os limites do pet, evitando o máximo de dor possível. Em alguns casos, é comum o uso de antiinflamatórios antes dos exercícios para evitar dores durante a fisioterapia.
Quem pode exercer a função?
Fisioterapeutas de humanos podem atuar com animais? Não! O seu fisioterapeuta não pode realizar sessões de fisioterapia no seu pet.
Apesar de terem o mesmo princípio básico, é necessário um amplo conhecimento da anatomia, de técnicas cirúrgicas e da fisiologia animal, conhecimentos que apenas um veterinário possui.
Aqui na Kuka Freska contamos com uma equipe de fisioterapeutas veterinários preparados para atender o seu pet da melhor maneira!