Existem diversos tipos de roedores que podem viver dentro de nossas casas como animais de estimação, como hamsters, porquinhos da Índia, chinchilas, entre outros.

Cada espécie possui necessidades alimentares diferentes, mas possuem muitos pontos em comum, podendo servir como guia básico. Mas é importante consultar um veterinário e um guia de alimentação específico para cada espécie.

Roedores são, geralmente, herbívoros, ou seja, aqueles que se alimentam de vegetais, embora alguns deles possam ser considerados onívoros, podendo comer diferentes classes de alimentos.

Roedor se alimentando

Alimentação básica dos roedores

A base da alimentação dos roedores deve ser formada por vegetais, como pimentão, tomate, abobrinha e cenoura, e frutas que não sejam muito ácidas, como maçã, pêra e melancia. Algumas espécies, como os hamsters, podem comer cereais e sementes.

Apesar de ser muito benéfica, essa alimentação básica não é suficiente para que os roedores usem os dentes da maneira como precisam. Assim, eles precisam comer outros alimentos para ter uma boca saudável.

Como cuidar dos dentes dos roedores

Os dentes dos roedores estão sempre crescendo e dentes muito grandes são perigosos, pois podem mastigar mal os alimentos, ficar presos em outras partes da boca, e até mesmo impedir que comam.

Para ter uma boca saudável, devem receber alimentos mais duros, como ração e feno.

A ração, serve para cobrir as necessidades nutricionais básicas e por ser um alimento duro, permite que os roedores desgastem seus dentes, além de garantir uma alimentação completa.

O feno é difícil de mastigar e além de ser importante para o cuidado com os dentes, também para a digestão, já que fornece fibras. Porquinhos da Índia e chinchilas devem feno sempre disponíveis em suas gaiolas. 

Roedor se alimentando

Segurança em primeiro lugar

Embora as espécies possuam algumas necessidades alimentares em comum, a lista de alimentos benéficos e tóxicos é única para cada uma.

Por exemplo, para os porquinhos da Índia, a alface é prejudicial, podendo causar desconforto e diarreia. Mas para as chinchilas é saudável.

Camundongos e ratos podem beber leite e comer queijo, mas os gerbos e os porquinhos da Índia não podem consumir esses alimentos.

Por isso, é importante consultar um médico veterinário para consultar quais alimentos o seu roedor pode ou não comer.

Na Kuka Freska contamos com um time de veterinários especialistas que estão prontos para atender o seu pet da melhor maneira possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *