Os cuidados na vida de um cachorro são bastante importantes para manter a saúde do animal ao longo dos anos. As vacinas executam uma função significativa na imunidade e na precaução de doenças, por essa razão, é fundamental introduzi-las corretamente na vida do cão dentro do período indicado de cada uma.
Desde cedo, é essencial que o seu cachorro seja vacinado. Quando nasce, naturalmente, seu animal ganha uma carga de anticorpos prontos a partir da amamentação.
Todas as vacinas de cachorro são obrigatórias?
Diversas pessoas se confundem a respeito de vacinas para cães, visto que, no Brasil não existe um calendário oficial de vacinação. No entanto, existe um protocolo recomendado instruindo que a primeira dose para proteção é dada entre 45 e 60 dias de vida.
Ainda assim, é bastante provável que você tenha dificuldade em viajar com seu cachorro ou deixa-lo em creches e hotéis. Em razão de que a maior parte das doenças são transmissíveis para outros animais, ou até para humanos como a leptospirose e a raiva canina que são zoonoses. Por esse motivo, a vacinação deve iniciar ainda com o cachorro filhote, para certificar sua imunização completa e proteger também a saúde do dono.
Vacina para cachorro: Conheça as principais
As principais vacinas para o cachorro são aquelas que protegem contra doenças, como: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, giardíase canina, parainfluenza, leptospirose e raiva.
Tipos de vacinas mais comuns
Há várias vacinas que poder ser usadas nos cães para protege-los de inúmeras doenças. Entre as mais comuns estão:
Vacina V8 ou V10:
Conhecidas como polivalentes, as vacinas V8 e V10 protegem o seu amigo cão contra doenças de origem viral e bacteriana, que normalmente são graves e podem até matar.As vacinas protegem de várias doenças, como: Parvovirose, Coronavirose, Cinomose, Parainfluenza, Adenovirose, Hepatite infecciosa e Lepstopire.
Vacina da raiva:
A vacina antirrábica protege seu pet contra a raiva, uma doença fatal que ataca o sistema nervoso através de um vírus do gênero Lyssavirus e pode causar sintomas como agressividade e delírios. A raiva pode ser transmitida para vários animais, como gatos, vacas e cavalos.
Vacina da Giárdia:
A vacina protege contra a doença Giárdia canina, que afeta o sistema digestivo do cachorro. Entre os principais sintomas estão a diarreia, vômitos e náuseas.
Vacina da Gripe Canina:
A gripe é causada pelo vírus influenza. Ela ataca o organismo do cachorro, causando sintomas como fraquezas, dores e coriza.
Quantas vacinas o cachorro adulto tem que tomar?
Quando vacinados ainda filhotes, os cachorros adultos devem realizar o reforço anual de cada vacina. É recomendado que você sempre consulte um médico veterinário antes de iniciar a vacinação do seu cachorro. Ele é quem poderá passar o melhor calendário de vacinação para seu pet.